quinta-feira, 30 de abril de 2009

Reverberação

Quando falo voltado pra parede, bem perto dela, ouço instantaneamente e com muita clareza a minha própria voz.

Mas não gosto de falar virado pra parede. Ninguém gosta do som da própria voz.

E mais, quando me viro pra parede é que eu me lembro que não tenho nada pra falar.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sorte de hoje: Estude como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã

Certo, odeio essas mensagens de auto-ajuda imbecis que o Orkut adora colocar todo dia. Mas ao invés de só ficar reclamando, vou mostrar o porque de tanto ódio à essa idiotice de auto-ajuda como um todo.

De acordo com a frase, devo estudar como se eu fosse viver pra sempre, ou seja, eu não devo me dedicar muito aos estudos justamente porque terei a eternidade toda pra fazer isso aos poucos. Os deuses no Olimpo eram bem assim, algumas vezes até os homens ou os Titãs conseguiam passar a perna neles. Os mortais têm muito mais necessidade de conhecimento do mundo, senão, é claro, eles morrem. Os deuses, imortais, são mais sussa. Mesmo que eles façam cagadas não existe porque ter medo, ele não vão morrer. Portanto, de acordo com o Orkut, não se dedique aos estudos, coloque na sua cabeça que vc é imortal e vai viver pra sempre, e deixe de fazer o que tem que fazer.

Pois bem, viva como se fosse morrer amanhã, ou seja, estude TUDO o que puder hoje e AGORA. Seguindo a lógica da frase, dos estudo, se você vai morrer amanhã então deve estudar tudo nesse exato momento. É um paradoxo tão grande e imbecil (imbecil porque isso não foi criado com a intenção de ser esse paradoxo) que torna qualquer movimento em qualquer direção impossível.

E isso se repete todos os dias nas auto-ajudas da vida. Isso porque nem vou comentar quando o Orkut resove fazer piadinhas e escrever que o cara que escreve a sorte do dia está doente, ou saiu ou sei lá o que. Puta tentativa fajuta de humanizar o Orkut.

sábado, 18 de abril de 2009

Mais pílulas

Ainda no livro Hagakure:

De acordo com o que disse o monge budista Kaion, a pessoa se torna cada vez mais orgulhosa se ganha um pouco de esclarecimento, porque imagina conhecer seus próprios limites e pontos fracos. No entanto, é muito difícil conhecer de verdade nossos limites e pontos fracos.

Sobre a palavra, parte I

No livro do Hagakure está escrito assim:

A essência da fala está em não falar nada. Se você acha que pode resolver algo sem falar, faça-o sem dizer uma só palavra. Se houver algo que não pode ser solucionado sem o uso da fala, devem ser ditas algumas palavras, de forma concisa, mas compreensível.

Abrir a boca indiscriminadamente traz vergonha, e existem muitas ocasiões em que as pessoas darão as costas a pessoas que falam demais.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sem título

Num movimento de implosão quase estúpida tenho tentado destruir tudo o que me aparece pela frente. A sensação de que quase nada aconteceu nos dez últimos anos me faz pensar no quanto não se pode mesmo mudar quando me apoio nos velhos moldes que me apresentaram. Tenho a impressãoque até a flor feia que encontro na rua já foi pisoteada pelos bondes, carros e pedestres. Dez anos ficaram para trás e quase não me lembro de nada que não fosse uma tentativa inocente, imbecíl, de tentar mudar as coisas, colocar mais animação na vida: "Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?". Por favor, coloque mais música, aumente o volume, porque o silêncio é como um espelho que aumenta minha imagem e me expõe de forma grotesca. Não sou sequer mau e com a alma corrompida, ruim por natureza, matador de formigas com os dedos; sou a covardia de quem se entrega à morte sem nem ao menos uma partida de xadrez.