segunda-feira, 14 de maio de 2007

A música - Parte 1

Do post anterior nasceu este aqui:

É a respeito da música. Posso passar horas divagando forte sobre ela. Em boa companhia nem vejo o tempo passar...

Não, é mais sobre tocar música.
Estive conversando esses dias a respeito de tocar música. E tocar música é como contar uma história. Existem duas formas mais comuns de se contar uma história, nenhuma é melhor do qua a outra pois os casos em que são usadas são um tanto particulares. Bom, a primeira forma é se contar uma história lendo diretamente do livro ou da referência. Os grandes mestres da escrita tomam todo o devido cuidado ao encadear as palavras e ao criar o esboço das imagens que querem que o leitor "veja". É como a música assim chama clássica, em que o músico segue a risca o que está escrito na partitura, empenhando toda a sua técnica e conhecimento para que seu som seja o mais fiel possível do que se está escrito. Outra forma de se contar histórias é ouvi-las e depois recontá-las com as palavras do próprio contador. A história será modificada na ua aparência, mas a estrutura estará toda lá. Assim é a música chamada popular ou todo o cosmos do jazz, músicas na qual o improviso é a parte excitante do som.
Como disse, não há certo nem errado e um estilo não anula outro, tanto que alguns grandes músicos mesclam um estilo no outro de forma sublime.

3 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente mostro a cara por aqui! *tcharans*

- Exato, Mura. Todas as maneiras de contar uma história são válidas, desde que não envolvam dinheiro...
- Um dia, a Clara estava me dizendo sobre essas viagens de Jazz. Parece interessante! Se for tão sublime quanto uma viagem floydiana, gostaria de ouvir!
- E sobre alguém pra falar sobre música: ultimamente, acho que só tenho duas pessoas nessa cidade pra falar longas digressões musicais. Tá, parece ser coisa de nerd. Mas será que é? ("é tonto!")

A música é sublime. Mais ainda é achar alguém que goste, fale e ainda mais: que a sinta!
^^

Anônimo disse...

Diacho, "quando começo, não paro mais!"

Pina disse...

pra mim só existe um tipo de música: METAL!
o resto é bosta!
perdeu, preyba!