segunda-feira, 1 de junho de 2009

Esperanto

Acho interessante pensar que quando meu filho nascer ele terá que aprender quase todas as línguas do mundo. No futuro próximo as pessoas terão que aprender a falar todas as línguas porque o mundo vai ser ainda mais "global", no sentido de que todos estarão em constante interrelação. Acredito que não haverá uma única língua como o Esperanto ou ainda o Inglês (EUA), porque acho que muitos países e povos vão preferir manter suas tradições regionais e vão falar suas línguas com seu próprio povo. Por uma questão de respeito, em uma conversa, será mantida a língua daquela pessoa (ou povo) de acordo com um bom-senso imediato e utilizável apenas naquele momento. As pessoas também serão muito mais inteligentes pois vão perceber que não são o umbigo do mundo e que existe uma infinidade de outras coisas que podem realmente nos completar.

Contudo, infelizmente hoje em dia a necessidade de se aprender todas as línguas do mundo é pra não ser passado para trás pelo mercado especulativo. A educação é uma coisa funcional que tem um objetivo claro e não deve sair dos trilhos. Tanto o é que, para se ganhar tempo (e dinheiro) algumas pessoas abrem mão de seu passado histórico e incorporam palavras, geralmente norte americanas, para não ter que aprender ou traduzir as coisas. Com um mundo completamente unipolar e uni-tudo-e-qualquer-coisa, não vai ter porque escrever qualquer coisa que não seja o mesmo.

E assim esse meu blog vai prosperar, finalmente.

2 comentários:

Laís disse...

Mura-chan queridinho,

Só vim dizer que te adoro muitão e você me faz feliz!

Obrigada por ter ido colher flores comigo hoje. =)

Laís disse...

Ah, Mura. Eu ainda acho que o inglês vai dominar o mundo de uma forma ou outra. O brasileiro está sendo aculturado - e o pior: ele gosta disso, acha-se mais espero por ter um "Street Car" colado no carro e não sabe que está sendo um perfeito idiota. Aculturamento voluntário. Alienação voluntária!