quinta-feira, 5 de abril de 2007

A viagem (viajem?)

O post anterior me remeteu a esta historia:
Aconteceu ha algum tempo. Ele sabia o que queria e iria lutar para conseguir. Chamava-se sonho, status, verdade, todos os nomes com sentidos positivos. E assim começou seu ano, sempre focando o sucesso no final. "O sofrimento purifica a alma", nada pode ser conseguido sem trabalho. Esforçou-se para se enquadrar nesse mundo que, de certa forma, não era o seu, o estudo metódico para se passar em um vestibular dos mais concorridos do estado, algo que estava apenas atrás do curso de medicina, algo que apenas Hércules poderia conseguir. E lá foi ele lutar pelo seu sonho.
E lutou de fato.
Mas não conseguiu, por pouco. Talvez ainda não fosse o momento dele, acreditava que aquilo aconteceu pelo fato de não estar preparado para pertencer a esse mundo do qual sonhava, afinal, acreditava que deveria pertencer ao mundo X ou Y ou Z. Ficou extremanente frustrado. Perdera um ano de sua vida. Pelo menos é o que pensava.
Ao invés de alcançar seu sonho conseguiu alcançar o sonho de muita gente, mas que não era o seu. Foi pra longe estudar, muito longe. Alguns chamam de paraíso, outros de magia, outros de "vida boa".
Não acreditava.
Até chegar lá.
Antes mesmo de chegar, começou uma vida diferente das que ele já hava vivido. Muita coisa nova lhe apareceu pelo caminho. Estava aprendendo a gostar de tudo. Na verdade, estava aprendendo a entender tudo.
Depois que chegou lá percebeu que tudo era novo e que não hvia mais o certo ou o errado, o bom ou o mal, o feio e o bonito. Havia apenas o que as coisas eram. E, se eram DE VERDADE, então mereciam todo seu respeito. As pessoas que conheceu lá o ajudaram a compreender isso. O mundo é muito grande, as pessoas são quase infinitas e também muito grandes; não tem como haver uma só verdade.
Sabe-se que seu sistema de vida e de valores também mudara. As pessoas não eram mais más, simplesmente eram o que fossem, e isso fez com que ele se interessasse por cada uma delas, afinal, são infinitas as pessoas, são infinitas as experiencias, é infinito seu ser para enche-lo de coisas boas.
Aquilo tudo durou pouco, como um dia de festa embriagado com os melhores amigos e muita musica boa. Mas foi o suficiente para que ele voltasse ao "mundo real" muito mais preparado para ajudar a fazer melhor a vida das outras pessoas que encontrará pelo mundo.

1 comentários:

Pina disse...

O velho Delegado Pinezi, o Cobra brasileiro e sua lição de que não existem maniqueísmos no mundo...