sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Substituição

Não venham me entender errado ou fazer um mau juízo do que vou dizer agora: todo mundo é substituível.
Isso me vem a cabeça logo após pensar que, queiramos ou não, a vida tem um fim concreto, morte do corpo. Logo também tem fins abstratos, como mudanças radicais no cotidiano, sonhos, frustrações e todo o tipo de coisa que acaba metafisicamente com a vida.
É sobre esse ponto de vista que comecei a ver que todo mundo é substituível, e que isso não é nenhum tipo de niilismo ou negatividade da minha parte. Substituímos uma pessoa por outra quando aquela nos faz muita falta por qualquer razão que seja.
Vivo dizendo que ninguém é igual a outra pessoa, principalmente os queridos - não adianta tentar encontrar uma pessoa muito querida a não ser nela mesma! - e continuo batendo o pé a respeito disso. Mas, em algum momento, em caso de qualquer um dos "fins" citados acima, sentimos falta daquilo que a certa pessoa nos fazia, daquilo que nela nos deixava completos, e, dessa forma, partimos pra procurar não mais a pessoa especial, mas aquilo dela que nos completava.
Em um primeiro momento não há maldade alguma nisso que estou dizendo, e é por aí que eu paro, na mera constatação de que nós somos seres desejantes de coisas, e tentamos conseguir o que queremos e precisamos. Amigos, namorados, pais, irmãos, padre e padeiro da esquina, todos são substituíveis no momento em que deixam de existir definitivamente nas nossas vidas.

1 comentários:

Laís disse...

Esse "não me venham entender errado" soou como "não me venha entender errado". Calma, chan. Também assisti Fight Club e minha percepção sobre o assunto aumentou um bocado.

Gostei muito mesmo dessa sua reflexão. Também tinha constatado que procuramos, depois de uma separação, aquilo que a pessoa nos supria, e não mais a pessoa em si. Putz, isso é um tanto cruel.

Enfim, mesmo assim, não creio que todo mundo seja substituível. Cada pessoa tem um conjunto de características peculiares, e encontraremos em outra somente algumas delas. Sendo assim, ninguém é substituível. Todo mundo é especial à sua maneira - entenda-se "especial" como diferente, singular.